O Coração do Oceano

13 Comentarios

Para aqueles que adoram assistir a filmes, e especialmente para aqueles que adoram se emocionar nesses mesmos filmes, a postagem de hoje é sobre um clássico que 99,9% da população já assistiu, ou pelo menos ouviram falar: trata-se de Titanic. A verdade é que estamos mais do que sabendo da história central do filme, - que foi baseado realmente em um trágico acidente -  em que nos envolvemos em um naufrágio, no profundo amor de Jack e Rose e até nas músicas que já estamos fartos de ouvir.


[Se preferirem, dê um play logo acima e continue a ler a postagem com a música da trilha do filme]

Se aprofundando (desculpem o trocadilho) mais no romance proibido de Jack e Rose, veremos que uma doce história de amor improvável vai contra todas as jogadas do destino. Desde quando Jack estava jogando cartas e ganhou uma passagem para o transatlântico, ele estava destinado a morrer de hipotermia após bravamente desistir de uma prancha flutuante de madeira por Rose. Antes de sua morte, ele a salva do suicídio e ensina-lhe como cuspir. Bom, para as características da época - em 1997 - a história estava longe de ser clichê, e isso se reflete nos inúmeros Oscars que a produção de James Cameron faturou.

De acordo com o mesmo diretor, a história não poderia ter sido melhor escrita. A justaposição de riqueza e pobreza, os gêneros jogados contra a morte (mulheres primeiro), a nobreza de uma era passada e a magnitude de um grande navio igualado em escala apenas pela loucura dos homens que o levaram para o inferno na escuridão, nos trás uma lição: "que a vida é incerta, o futuro desconhecido e o impensável possível."  Em 2012, podíamos também chorar em 3D, pois o longa foi relançado com uma remasterização digital e em outras dimensões. 


É claro que tamanha obra também rendeu diversas readaptações sob outras variedades. Nas versões literárias, encontramos Titanic: A História Completa que retrata a noite fatídica que o ocorreu o acidente com um iceberg, deixando quase 1.500 mortos nesse espantosos desastre marinho. Também podemos ver em A Viagem do Titanic: Edição Centenária - 1912 - 2012 um pouco mais sobre o acidente com um riquíssimo acervo de imagens e reprodução de documentos. Já no mundo da literatura, o que estamos acostumados, encontramos o fantástico livro A Costureira de Kate Alcott. Leiam a sinopse super instigante do livro.

"1912. Tess Collins, independente e orgulhosa, não suporta mais limpar as salas de estar e as privadas da alta burguesia francesa e britânica. Seu grande talento é para a costura, e ela aspira a uma vida nova como estilista - mas sabe que o sistema de classes inglês dificilmente lhe dará chance para isso. Assim, ao saber que um imenso transatlântico partirá para os Estados Unidos, Tess vê sua grande chance de subir na vida. Ainda mais quando, por um golpe de sorte, consegue emprego como serviçal da famosa lady Duff Gordon, uma das maiores estilistas da época. Mal sabe ela que essa viagem, iniciada de forma tão auspiciosa, entrará para a história como o maior desastre marítimo de todos os tempos: o naufrágio do Titanic."
 

Agora no mundo das paródias, o Titanic também entrou no universo infantil. Na série Clássicos do Cinema, a Turma da Mônica interpreta a história do filme - com o seu estilo cômico - em Titônica. A obra mostra os personagens em uma divertida representação do transatlântico, focando em suas trapalhadas e o naufrágio do navio - só que por outro motivo. Também no estilo de paródias, fomos pegos de surpresa com a divulgação do trailer de Titanic 2. O vídeo super bem produzido (que a princípio me enganou) foi realizado por um fã sem qualquer ligação com a direção do filme. O fato é que o trailer é assombroso e nos abre uma fresta de curiosidade para a continuação do longa:


A questão é que, mesmo depois de 18 anos do lançamento do filme, ainda paramos para pensar sobre a tragédia e a história de amor dramática entre Jack e Rose. O filme pode ser considerado por muitos uma banalidade, mas a sua trama atemporal é o que nos faz sentir, a cada vez que assistimos, um gostinho de emoção. E quanto a vocês, gostam de Titanic?


Fonte da Imagem/Capa: Divulgação
*Essa é uma re-postagem. Quer saber mais sobre as re-postagens ? Clique aqui.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Atributos de Verão. Tecnologia do Blogger.

Featured Post Via Labels

Instagram Photo Gallery