"Todos os Animais São Iguais"

Comentarios

Suas obras são marcadas por uma inteligência perspicaz bem-humorada, com uma consciência profunda das injustiças sociais e uma intensa oposição ao totalitarismo, e claro, com certa paixão pela clareza da escrita. De quem estou falando? De George Orwell. Apontado como simpatizante da proposta anarquista e do socialismo não-autoritário, George realiza uma forte critica ao socialismo autoritário e estalinista lá na época da Segunda Guerra Mundial. Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século passado, Orwell se dedicou a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos, crítica literária e poesia que, muitas das vezes, foram críticas ao governo que vivia. . E hoje nosso post será dedicado à uma obra polêmica do autor, "A Revolução dos Bichos"


O enredo de "A Revolução dos Bichos" gira em torno dos animais da "Granja do Solar" que insatisfeitos com tanta exploração e, seguindo a liderança dos porcos, começam a pensar em revolução. Depois de tanta pressão quanto à revolução, certo dia, finalmente, a revolta estoura e os bichos acabam por tomar toda a granja. Agora, em um sistema com bases igualitárias, os animais praticam a agricultura e se beneficiam em prol da nova "sociedade".

Em resumo, num certo dia, e com uma visão descrente da vida dos animais, um velho porco chamado Major convoca os animais na fazenda para uma reunião, durante a qual ele se refere aos seres humanos como parasitas e ensina os animais uma canção revolucionária chamada "Bichos da Inglaterra" . Quando o Major morre, dois jovens porcos, Bola-de-Neve e Napoleão , assumem o comando e consideram um dever se prepararem para uma Rebelião. Nesse novo "governo" eles adotam Sete Mandamentos de Animalismo, sendo eles:

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo. 
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo. 
3. Nenhum animal usará roupas. 
4. Nenhum animal dormirá em cama. 
5. Nenhum animal beberá álcool. 
6. Nenhum animal matará outro animal. 
7. Todos os animais são iguais.

Com o passar do tempo, os porcos alcançam posições de liderança e são vistos pelos outros animais como os "governantes" do lugar que vivem. Quando Bola-de-Neve anuncia seus planos para construir um moinho de vento , Napoleão se apossa da ideia e decreta alterações na estrutura de governança da fazenda, substituindo as reuniões com uma comissão de suínos.

Os porcos passam ainda a viver na antiga casa de Sr. Jones, o antigo fazendeiro, e começam a modificar os mandamentos que estavam na porta do celeiro:

4. Nenhum animal dormirá em cama com lençóis. 
5. Nenhum animal beberá álcool em excesso. 
6. Nenhum animal matará outro animal sem motivo. 
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

Os anos passam, e os porcos começam a se parecer cada vez mais com seres humanos, andando na vertical, carregando chicotes, e vestindo roupas e os sete mandamentos são resumidos a uma única frase: "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros"

O livro narra uma história de corrupção traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais contra os humanos é liderada pelos porcos Bola-de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos.

A escrita forte e crítica do livro o fez ser lido por pessoas de todo o mundo. E você, já leu algum livro de George Orwell" ?

Fonte da Imagem/Capa: Divulgação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Atributos de Verão. Tecnologia do Blogger.